quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Strč prst skz krk

As aulas de eslovaco estão a tornar-se cada vez mais complicadas. As declinações são especialmente contra-intuitivas para os portugueses, e como é um curso intensivo todos os dias damos muito vocabulário e gramática. Como toda a gente ouviu falar das minhas capacidades lendárias no que toca a memorizar seja o que for, podem imaginar que estou a aprender imenso e super depressa e que já sei falar eslovaco fluentemente:
- Prosim si pivo? (Queria uma cerveja)
- Prosim si dve pivo (Queria duas cervejas)
- Prosim si tri pivo (Queria três cervejas)
Isto chega perfeitamente para sobreviver 6 meses.

As aulas são todos os dias das 9h ás 10h30, das 10h40 ao 12h10 e das 14h ás 15h30, e são a 10 minutos a pé do dormitório (num edifício da faculdade). Geralmente almoço uma espécie de fast-food (porque não dá tempo para cozinhar nem para ir ao centro da cidade a um restaurante em condições), e depois já só tenho tempo de ir ao quarto 10 ou 15 minutos (geralmente para pegar em qualquer coisa que me esqueci de manhã ou para responder a uma ou outra mensagem no messenger).

Depois das aulas vêm as compras (Como não tenho carro para trazer tudo já tive que roubar um carrinho do Carrefour e agora estou a pensar por-lhe uma matrícula e dar-lhe um nome), ou uma ida ao centro da cidade, ou um passeio nos arredores de Zilina. Acho que ainda não fiquei um dia sem fazer nada.

Por volta das 20h começamos (os portugueses) a cozinhar (o que é completamente incompreensível para os alemães, eslovacos, polacos e outros que por aí andam). Já fizemos costeletas com arroz de tomate, bifes em molho de cerveja, bifes com molho de natas, jardineira, bifinhos com molho de cogumelos entre outros, todos os dias aumentamos a dose e só ontem pela primeira vez é que sobrou comida :p

Depois à noite, bem.. a noite fica para o próximo post eheheh

5 comentários:

Ines disse...

PARABENS
Fixe mano!! E tri + tri ja sao 6! hehehe p`ro pif/vo
Como corre o dia de anos?? Tb ja fazes bolos??
Aproveita e ate a proxima!
Ps: O/a teu/tua sobrinho/a continua a crescer e a dar muitos pontapes!!

diogo costa disse...

Hello Brother!

PARABÉNS! Tentei-te ligar, mas apareceu uma eslovaca a dar uma mensagem qq... tavas sem rede hoje?

Se no teu post faltou inspiração para falar da noite e se não escreveste nada nos últimos dez dias, percebe-se que basicamente só saíste à noite. Lógico, não é?

Ps: põe aí o link das fotos (ou publica-as)

ab

Joao Costa disse...

Obrigado! Mas ainda faltam 3 manos deixar parabéns, como é que é?

Já meti o link das fotos no blog, e também corrigi o meu número de telemóvel no msn, talvez tenha sido por isso que não me conseguiste ligar..

Luisacs disse...

Estás muito giro nas fotos... E os pratos são apetitosos. Podes enviar para provarmos? Cá não fazias nada disto.
Cuidado com as eslovacas... Quem te trata do cabelo?
Bem, até à próxima. Beijinhos da
tia (luisa)

Tomás Gonçalves da Costa disse...

mae disse...
ja vi as fotos e a jardineira tem bom aspecto
podes por legendas nas fotos?
como foi a noite dos anos? beberam o wisky todo?
beijinhos