quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Fim do curso de eslovaco

Depois de uns tempos sem escrever, aqui vão umas notícias soltas, na ordem semi-cronológica que vêm à memória.

No fim das 3 semanas que durou o 'Language Course' tivemos um teste que nos daria 4 ECTS (créditos na universidade) caso tivéssemos aprovação. Em vez de irmos sair ou de ficarmos em casa na galhofa - como no resto dos dias todos, mas eu depois conto quando fizer um post sobre 'A Noite' - ficamos realmente a estudar com os polacos, que percebem desta língua a pacotes e aprenderam ao mesmo ritmo que os portugueses aprenderiam Espanhol. Em 2h ainda aprendi umas (2 ou 3) palavras e decorei alguns (2 ou 3) verbos e percebi finalmente (que nunca iria atinar com) as declinações.

O teste correu bem principalmente porque o Prof nos ajudou e nos deixou praticamente ajudar-nos uns aos outros eheheh. Mas o que interessa é que tive 60 e passei e o mérito foi meu e sei montes de eslovaco e tudo e tudo e tudo!

À noite foi a festa de encerramento das aulas! Fizemos sangria que foi um sucesso enorme, e embora as finlandesas continuem a preferir a vodka lá acabaram por admitir que sangria é de lamber as beiças.

1 comentário:

Luisacs disse...

Olá João
Tenho-me lembrado imenso de ti porque estão aqui muitos erasmus... Na minha aula de Temas de Filosofia contemporânea apareceu um alemão que ainda não pesca nada de português. Tenho que llhe ir traduzindo a aula para inglês... Imagina a simpatia dos portugueses! E andam por aqui aos montes, falando umas coisas estranhas, com um ar de turistas a ver as salas de aula, a perguntar coisas, etc.
E tu? Já sabes dizer alguma coisa mais em eslovaco? E já tens aulas propriamente ditas? percebes alguma coisa? Vai contando, sim???
Bjs